Quando um gato está passando por questões comportamentais, principalmente quando surgem “do nada”, uma das primeiras coisas a ser feita é procurar um veterinário.
Isso porque muitas doenças têm como primeiro sintoma justamente uma mudança brusca no comportamento, seja ela em forma de xixi fora da caixa, agressividade, brigas entre gatos, etc.
Descartados problemas médicos, qual o momento de procurar ajuda? O mais rápido possível! Isso porque a existência de questões comportamentais:
⚠️ São um sinal de que algo não vai bem no ambiente
🧠 Seu gato está passando por estresse (que afeta a imunidade e pode inclusive ocasionar doenças renais, urinárias, dermatológicas, gastrointestinais, etc)
⏳ Quanto mais tempo estressado, menor a qualidade vida
⏰ Em casos de brigas entre gatos, por exemplo, quanto mais tempo passa mais difícil é para os gatos se aceitarem novamente – nós também demoramos mais para confiar em uma pessoa que tivemos experiências anteriores negativas, certo?
📅 Dependendo do problema comportamental, pode exigir mais paciência e tempo por parte do tutor.
Por isso, caso seu gato esteja enfrentando alguma dificuldade comportamental, não hesite em procurar ajuda! No nosso site tem mais informações!
Já aconteceu por aí?