A grande maioria dos gatos é mais ativo em períodos crepusculares – ao amanhecer e anoitecer. Mas por que eles têm essa rotina?
Isso acontece porque esse é o mesmo período em que suas principais presas também apareceriam, e assim seria mais fácil encontrar alimento.
Atualmente, porém, gatos que vivem em áreas urbanas e com acesso à rua podem preferir sair na madrugada para evitar contato com humanos e outros animais como cães (de qualquer forma, é importante fazer da sua casa um local à prova de fugas!)
Em gatos domiciliados também temos o fator rotina: os períodos da manhã e à noite costumam ser o período de maior agitação da casa (seja os tutores acordando, se preparando para sair ou chegando depois do trabalho), e os gatos se adaptam a isso!
Mas uma observação importante: é super possível e saudável adequar as rotinas e prevenir que seu gato te acorde de madrugada! Se isso acontece por aí, investigue sua rotina, recursos disponíveis e relações, e se precisar de ajuda, procure um profissional!
E o seu gato? Em qual período do dia ele está mais ativo?