A prática é conhecida por diferentes nomes, mas amassar pãozinho ou afofar as coisas é o simples hábito de abrir e fechar os dedinhos das patas dianteiras em alguma superfície macia (ou até no próprio tutor ou no “ar”).
O comportamento tem origem logo após o nascimento, para auxiliar a liberação de leite pelas mamães, mas não são todos os gatos que levam esse comportamento para a idade adulta!
Quando adultos, amassar pãozinho pode ter alguns motivos:
🥖 Simplesmente continuam fazendo por hábito, geralmente mais presente em gatos desmamados precocemente
🥖 Marcação territorial positiva, já que a região dos dedinhos possui glândulas odoríferas que deixam o cheirinho do gato no local
🥖 Arrumar o local antes de dormir
🥖 Uma forma de proporcionar maior relaxamento
É importante salientar que quando esse comportamento vem acompanhado de sugar – o que é comum em gatos desmamados precocemente – não há problemas, desde que o comportamento não seja realizado de forma obsessiva compulsiva (fazer por poucos minutos antes de dormir geralmente não é um problema, por exemplo).
Já se o comportamento vem acompanhado por monta (quando o gato faz movimentos com a parte traseira do corpo em objetos), pode ter origem hormonal ou mesmo ser ocasionado por estresse.
Seja qual for o motivo, o amassar pãozinho na imensa maioria das vezes é feito em momentos em que a casa já está mais “tranquila” – e por isso é muito comum aparecer antes de dormir!
E o seu gato? Amassa pãozinho? ♥️