Quando o assunto é comportamento e bem estar, você NÃO deve dar banho no seu gato!

A não ser que:

– Seja um banho medicamentoso recomendado por um veterinário;

– Tenha acontecido algum acidente (tinta, produtos químicos, etc), e ainda assim, em muitos casos podemos lavar apenas a região afetada.

 

Fora essas exceções, o banho não é indicado. Mas por que?

O olfato é o sentido mais importante dos gatos. É com ele que eles reconhecem o mundo e a própria identidade. O banho retira o odor próprio e causa muito estresse olfativo, durante dias! São vários dias se lambendo tentando devolver o seu cheiro, causando estresse não apenas no dia do banho. O cheiro é a forma que eles têm de se enxergar no mundo!

Além da perda de identidade e estresse, o banho também pode causar:

 

🥊 Brigas entre gatos

😡 Agressividade

😰 Medo ou evitação do tutor

👅 Lambedura excessiva

🩸 Queda na imunidade

🧠 Ansiedade

💩 Xixi/cocô fora da caixa

🍄 Problemas de pele, fungos, etc

📍 Entre outros problemas, médicos e comportamentais

 

O banho sem recomendação médica não deve ser dado nem mesmo a seco ou utilizando shampoo neutro, pois essas opções também removem o odor próprio.

No caso de persas (que possuem focinho braquicefálico aliados à um pelo extremamente longo, o que dificulta muito a autolimpeza) que não conseguem se lamber adequadamente, a escovação diária e a tosa alta na tesoura, em alguns casos são mais indicadas pois proporcionam maior bem-estar, permitindo que o gatinho consiga se lamber e manter a higiene.

Mas também existem outros problemas como gatos que:

🐱 Não se lambem

🐱 São obesos ou com problemas articulares, e que não conseguem se limpar adequadamente

🐱 Ficam sujos de fezes

🐱 Ficam fedidos

 

Nesses casos é preciso sempre investigar pois:

🚧 Gatos que não se lambem podem estar passando por alto nível de estresse, dor, entre outros problemas;

🚧 Gatos obesos ou com dor precisam de tratamento – enquanto isso você pode limpá-lo com paninho úmido sem cheiro ou produtos, aliando com escovação – o mesmo pode ser feito para gatos que ficam sujos de terra, por exemplo.

🚧 Bumbum sujo pode indicar consistência inadequada das fezes (em casos mais graves, banho local apenas na região do bumbum são mais indicados – não há necessidade de banhar o gato todo)

🚧 Gatos que ficam fedidos podem estar com problemas na cavidade oral – o mau cheiro pode ser levado ao pelo por conta da autolimpeza, e por isso é necessário tratamento.

 

Lembrando que BANHO é DIFERENTE de GOSTAR DE ÁGUA! Se o seu gato PROCURA a água sozinho para se molhar não há problemas (principalmente no verão), já que isso não envolve o uso de produto algum! O problema do banho é o uso de produtos como os shampoos (mesmo que neutros), e não a água em si.