As bolas ou “charutos” de pelo são resultado da ingestão excessiva conforme o gato se lambe.
O mais saudável é que seu gato elimine os pelos ingeridos a partir das fezes, mas caso esteja ingerindo pelos demais, pode acabar expulsando a partir desses charutos.

Então como prevenir que isso aconteça?

👋🏻 Escovação diária (ou até mais de 1x, para gatos muito peludos): ajuda muito a remover o excesso de pelos soltos, evitando que sejam engolidos conforme o gato se lambe;

🍃 Graminhas: para gatos que gostam, elas ajudam na digestão e auxiliam na eliminação a partir das fezes ou regurgitação (juntamente com pedaços de grama). Trigo, alpiste, milho e clorofila são alguns exemplos, mas fique atento se o seu gato vomita todas as vezes que ingere – nesse caso, pode acabar irritando o trato gastrointestinal.

💦 Hidratação adequada: investir em fontes e potes espalhados pela casa sempre ajuda!

🧴 Pastas antibola de pelo: algumas marcas também fabricam pastinhas que auxiliam no trânsito das bolas de pelo, e podem ser colocadas na patinha para que o gato ingira ao lamber. É mais interessante que seu gato goste do sabor para não acabar se tornando uma fonte de estresse.

🥘 Alimentação de qualidade: principalmente com alta digestibilidade;

🏃🏻‍♀️ Exercícios físicos: a partir de brincadeiras;

Quando os gatos ingerem pelos demais a ponto de não conseguirem eliminar, essas bolas podem acabar “empedrando”, formando os chamados tricobezoares e só são retiradas com endoscopia ou cirurgia, dependendo do caso.

É importante destacar que as bolas de pelo também podem ser sinal de questões gastrointestinais! Por isso é sempre importante fazer um check-up no seu gatinho, principalmente se as condutas acima não funcionarem.

As bolas de pelo acontecem muito por aí?