Uma das perguntas que sempre faço em todas as consultorias é se o cliente mora em casa ou apartamento. No caso de apartamento, pergunto inclusive o andar, para saber da possibilidade dos gatos residentes conseguirem visualizar gatos de fora.

Mas por que isso pode ser importante?

 

Claro que vai depender do contexto e de cada gato, mas gatos que constantemente veem outros nas redondezas podem apresentar diversos comportamentos, que podem inclusive influenciar em outros quesitos, como exemplo:

 

👊🏻 Agressão redirecionada: já temos post sobre isso na página, mas em resumo acontece quando seu gato acaba apresentando agressividade com um humano ou outro animal de forma redirecionada, quando a fonte de medo ou frustração está inacessível.

😱 Insegurança e falta de controle sobre o território: seu gato pode ficar com a sensação de que pode ter o território invadido a qualquer momento, ficando inseguro e estressado;

🏡 Marcação territorial: na tentativa de demarcar seu território e protegê-lo, o gato (sendo macho ou fêmea) pode borrifar urina pela casa, principalmente nas áreas de periferia – portas que dão para fora, muros e janelas, por exemplo;

 

É claro que alguns gatos podem simplesmente não ligar para a presença de outros gatos, principalmente os mais sociáveis. Mas é sempre importante levar esse ponto em consideração!

 

Se os gatos dos vizinhos conseguem acessar seu quintal, por exemplo, é importante avaliar quais opções são possíveis para o seu caso, já que isso vai depender de onde esses gatos estão entrando ou sendo visualizados. Telas, estruturas anti-fuga, espículas não perfurantes, etc, são algumas opções que podem evitar que seu gato viva em constante estresse – que pode inclusive acarretar outras doenças.

 

Inclusive, se você alimenta gatos de fora, é importante transferir a alimentação para áreas mais distantes, ou em locais que seus gatos não consigam vê-los diretamente. É possível cuidar desses gatos sem afetar o bem estar dos seus residentes.

 

Isso acontece por aí?